17 de ago. de 2009

40 anos de Woodstock


"Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música"

Em Agosto 1969 uma fazenda leiteira estava prestes a entrar para história da música, pois foi a sede dos 3 dias shows do maior festival de música de todos os tempos, onde reuniu os mais distintos tipos de movimentos entre hippie, folk, rock e blues. Inicialmente o festival era para ser realizado na pequena cidade de Woodstock no estado de Nova Iorque, cidade onde moravam grandes nomes da música como Bob Dylan e pah... só que a população não aceitou e o festival foi transferido para a cidade de Bethel, e embora tenha sido projetado para 50 mil pessoas mais de 400 mil pessoas compareceram e grande maioria sem pagar ingressos. Todo esse movimento de pessoas provocou uma grande patifarias aos arredores Bethel, kilometros de congestionamento (os 160 km de estrada que liga Nova York a Bethel eram percorridos em mais de 8 hs, com gente abandonando seus carros nos acostamentos (?) e seguindo a pé) e ocasionalmente a área foi considerada calamidade pública. Sexo drogas e Rock and Roll embalaram o evento, confrontando as regras estabelecidas pela sociedade da época. O Festival de Woodstock foi uma celebração à chegada da Era de Aquário, e nada representava melhor do que isso, o significado dessa Nova Era. Pessoas da região cooperaram com doações de frutas, sanduíches e enlatados, o que não significava de forma alguma que esses alimentos chegariam ao seu destino, por causa de fatores como o tráfego, para citar apenas um. Todos os espaços da fazenda foram tomados. A cobertura médica teve a participação de 70 médicos e 36 enfermeiras, que realizaram mais de 6.000 atendimentos, sendo que os casos mais graves eram levados de helicópteros para os hospitais. Morreram 3 pessoas, sendo 1 caso de overdose de heroína, 1 atropelamento por trator e 1 por crise aguda de apendicite. Houve também o nascimento de 2 crianças. 600 homens cuidaram do policiamento, entre seguranças contratados e policiais voluntários, que diante de tal situação, tiveram que fechar os olhos para os excessos de consumo de drogas e sexo livre. 32 apresentações foram realizadas durante os dias do evento:
  • Richie Havens
  • Swami Satchidananda - deu a invocação para o festival
  • Sweetwater
  • The Incredible String Band
  • Bert Sommer
  • Tim Hardin
  • Ravi Shankar
  • Melanie
  • Arlo Guthrie
  • Joan Bae
  • Quill, quarenta minutos para quatro músicas
  • Keef Hartley Band
  • Country Joe McDonald
  • John Sebastian
  • Santana
  • Canned Heat
  • Mountain
  • Grateful Dead
  • Creedence Clearwater Revival
  • Janis Joplin com The Kozmic Blues Band
  • Sly & the Family Stone
  • The Who começou às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas, incluindo Tommy
  • Jefferson Airplane
  • The Grease Band
  • Joe Cocker
  • Country Joe and the Fish
  • Ten Years After
  • The Band
  • Blood, Sweat & Tears
  • Johnny Winter featuring his brother, Edgar Winter
  • Crosby, Stills & Nash
  • Neil Young
  • Paul Butterfield Blues Band
  • Sha-Na-Na
  • Jimi Hendrix

- A banda Grateful Dead tocou durante a chuva. Alguns membros da banda tomaram choques durante a sua apresentação e Phil Lesh (o baixista) ouviu o rádio de transmissão de um helicóptero através do amplificador de seu baixo enquanto tocava.

- The Doors inicialmente concordaram em tocar pois acharam que o festival fosse ocorrer no Central Park, mas decidiram ir contra a idéia quando souberam que o festival ocorreria em uma fazenda isolada da cidade. Além disso, Morrison tinha a idéia de que alguém atiraria nele e o mataria quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico “Let’s Go Get Stoned”.

- O grande Jimi Hendrix estava agendado para tocar no domingo, mas, pelas ocorrências inesperadas, acabaram por tocar na manhã de segunda-feira, quando restavam apenas 35.000 pessoas.

- Apesar do festival ter abrangido uma multidão de 500.000 pessoas, apenas 200 pessoas foram presas no local por ofensas, mesmo estando sob os efeitos incontestáveis das drogas.

- Foram documentadas apenas duas mortes no festival: uma pessoa morreu de overdose, a segunda pessoa morreu ao ser atropelada por um trator enquanto dormia no campo. Algumas fontes afirmam que há uma terceira morte, de que uma pessoa que morreu devido a uma apendicite, mas isso ainda não foi provado.

- A banda canadense Lighthouse estava certa de que tocaria no festival, mas, no final, acabaram decidindo por não tocar, pois temeram que aquilo fosse uma cena ruim para a banda. Mais tarde, alguns membros do grupo disseram que se arrependeram da decisão.

- Os promotores entraram em contato com John Lennon, pedindo para que os The Beatles tocassem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram.

- Para comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock ‘94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir 40 bandas, entre eles o Nine Inch Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos como Peter Gabriel, Carlos Santana e Joe Cocker. Outra edição ocorreu em 1999, registrando altos índices de violência. O evento mostrou-se economicamente inviável, e foi a última tentativa, fracassada, de reviver o mito de “paz e amor” do Woodstock original.

- O Brasil também tentou emular a aura hippie. Em 1971, na cidade de Guarapari, foi realizado o “Festival de Verão de Guarapari”, que, devido à falta de verbas dos organizadores foi um fracasso retumbante.

- Já em janeiro de 1975, na Fazenda Santa Virgínia, em Iacanga, interior de São Paulo, aconteceu o primeiro “Festival de Águas Claras”, também anunciado como o pretenso “Woodstock brasileiro”.

- A banda Led Zeppelin foi chamada para tocar no festival, mas o empresário da banda, Peter Grant, afirmou: "Nós fomos chamados para tocar em Woodstock e a gravadora (Atlantic) estava bastante entusiasmada, e Frank Barsalona (o promotor) também. Porém eu disse não pois em Woodstock nós seríamos apenas outra banda na parada". Em vez disso, o grupo foi para uma turnê de mais sucesso.

- The Doors foi considerada uma banda com grande performance, tinham bastante potencial, mas cancelaram a apresentação em cima da hora. Ao contrário do que muitos pensam, esta ocorrência não está relacionada ao fato de o vocalista, Jim Morrison, ter sido preso por postura indecente em um show anteriormente. O cancelamento do show se deu ao fato de que Morrison sabia que a sua voz soaria repugnante por estar ao ar livre. Há também a idéia de que Morrison, em um momento de paranóia, estava com medo que alguém atirasse nele e o matasse quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico "Let's Go Get Stoned".

-Frank Zappa e The Mothers of Invention afirmaram: "Muita lama lá em Woodstock. Nós fomos convidados para tocar lá, mas recusamos" - Frank Zappa.

Fotos & Números

Pessoas que assistiram: 400.000

Pessoas que dizem que foram ao festival: 1.000.000

Assistentes esperados pelos organizadores: 60.000

Cálculo do número de pessoas da polícia de Nova Iorque: 6.000

Número de pessoas para as quais estava calculado o sistema de áudio: 20.000

Ingressos vendidas: 186.000

Pessoas que não conseguiram chegar: 250.000

Número de habitantes do povoado de Bethel, lugar do concerto: 2.366

Disparos feitos pelo fazendeiro Ben Leon para o ar com sua escopeta, chateado com o ruído do rock: 10

Percentagem de consumidores de maconha: 90

Portões de acesso ao festival: 2

Preço pago a Max Yasgur para alugar sua fazenda para o concerto: $50.000

Idade média dos organizadores do concerto: 25

Meses de organização do festival: 6

Pessoas que podiam ter morrido eletrocutadas por causa das torres de iluminação e som se os raios no meio da chuva as tivessem atingido: 100.000

Número de vezes que é mais tóxica a maconha atual se comparada a de Woodstock: 10-20

Número de mortes: 3 (uma por overdose de heroína, outra por apendicite e outra ao ser atropelado e arrastado por um trator.).

Nascimentos no concerto: 2

Comunicado de pessoas perdidas: 4

Horas que tocou Richie Havens, artista que abriu o concerto: 2

Tempo mais curto entre o final de uma apresentação e o começo da seguinte: 40 minutos, o mais longo: 120 minutos.

Tempo para percorrer de carro a distância de 158 km entre Nova York e White Lake: 8 horas

Quilômetros de caminhada dos que abandonaram seus veículos em White Lake devido ao congestionamento do tráfego: 24

Quilômetros entre Bethel e Woodstock: 80

Quilômetros do congestionamento próximo ao festival: 27

Preço da entrada por três dias: $18

Preço de um dormitório: $1

Preço de uma porção de pães ou 1 litro de leite: 10 cents

Salsichas e hambúrgueres consumidos no primeiro dia: 500.000

Preço de uma dose de ácido ou mescalina: 40 cents

Preço de 30 gramas de maconha: 15 cents

Preço de um tanque de gasolina: $30

Minutos de espera para tomar banho ou para usar um banheiro: 20

Nudistas presentes no festival: 200

Espera para fazer um chamada telefônica: 5 minutos

Número de telefones públicos: 60

Telefonemas de longa distância feitos no primeiro dia do festival: 50.000

Número de banheiros portáteis: 600

Coletores de lixo: 0

Ônibus enviados de Nova Iorque: 65

Número de médicos: 18; enfermeiras: 36; Pacientes atendidos: 6.000

Número adicional de médicos trazidos desde Nova Iorque: 50

Casos de internação por "viagem com LSD": 400

Casos de pneumonia: 1

Comas diabéticos: 1

Traqueotomias: 3

Pessoas presas por posse de droga: 133

Pagamento por hora dos operários que construíram o palco: $1,60

Largura do palco: 24

Preço da fiança para liberar os presos por posse de drogas: $20.000

Policiais voluntários: 150

Número de policiais contratados fora de seu horário de serviço, por 50 cents ao dia, além de 100 comissários locais: 346

Policiais que renunciaram no primeiro dia do concerto: 346

Vacas que andavam soltas nos três dias do concerto, entre os assistentes: 450

Pessoas que acamparam: 100.000

Quilos de comida enlatada, sanduíches e frutas enviadas em helicóptero: 650

Sanduíches preparados pelo Grupo de Mulheres do Centro Comunitário Judeu de Monticello e distribuídos pelas irmãs do Convento Santo Tomás: 30.000

Panelas de arroz com cenoura e uvas passas, preparadas pela Hog Farm Commune, no sábado às 3 da manhã: 51

Preço avaliado em 1989 do cartaz original do concerto:$.2500

Portadores de ingresso que tiveram o dinheiro devolvido por não conseguir chegar até o concerto: 4.062

Preço atualmente pago por um ingresso original do concerto: 8.000

Pessoas que se retiraram antes da apresentação de Jimi Hendrix, que foi o último a se apresentar: 320.000

Percentagem de filhos de uniões livres na geração de Woodstock: 27%

Estimativa original do custo do festival: $500.000

Custo real revisado posteriormente: $2.400.000

Cheques devolvidos dos organizadores: $600.000

Meses entre a apresentação de Hendrix e sua morte: 13


Meses entre a apresentação de Janis Joplin e sua morte: 14

Número máximo de pessoas ante as quais Joe Cocker já havia se apresentado antes de Woodstock: 300

Processos legais ao festival: 80

Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário